Sexta feira tenebrosa…chacina choca toda uma cidade.

                         

Jovem se mata após executar a ex e a avó dela

Daniel Rodrigues, Nelise Luques e Samuel Santos

O sapateiro Thayron Herivélton Ribeiro da Silva, 19, matou a tiros a ex-namorada Eloísa Cristina Francisco, 14, a avó dela Euripa das Graças Borges, 57, e feriu gravemente o pai da adolescente, o sapateiro Luciano Borges Francisco, 33. Depois do crime, Thayron se matou com um disparo na boca, usando a mesma arma com que acertou as vítimas. A tragédia foi na manhã de ontem no Jardim Portinari, na casa da família da moça. O rapaz entrou na residência da jovem e atirou em todos que encontrou lá dentro. A irmã de Eloísa, que estava dormindo, saiu correndo ao escutar a confusão e conseguiu se salvar da fúria do sapateiro.

Obs: A epígrafe e o pequeno texto, foram transcritos do maior jornal da cidade, o “Comércio da Franca”,a título de mostrar e ilustrar o raciocínio, deixo abaixo o link direto com a reportagem completa.

Tenho discorrido em alguns artigos e posts passados, sobre violência contra mulheres,cometidos por quem menos se espera, seus maridos,amantes,ou namorados.
É uma rotina, em todo o país, e agora aqui bem perto, logo pela manhã do dia 09 por volta das 10:00hrs somos surpreendidos por esta notícia aterradora.
E sempre quando um fato desta natureza acontece nunca estamos preparados, e somos surpreendidos pela dureza do acontecimento, e por isto, na minha forma de pensar cabe algumas considerações, não no sentido de condenar quem quer que seja da família já penalizada,ou autoridade policial que figuram como omissas nestes casos,mas uma tentativa de saber ou apurar situações que podem levar a um desfecho tão cruel.condeno de antemão o assassino e executor,a ele recai toda a indignação por ato tão insano.
De quem é a culpa?, a quem atribuir responsabilidades?.
A família?, como é possível, com a anuência de,pai,mãe,avós uma criança de 14 anos se envolver de forma tão profunda com um sujeito declaradamente “do mal”, imerso no mundo do crime,atolado até o pescoço nas mais variadas modalidades de transgressões a lei, desde tráfico e consumo de drogas a roubos de automóveis,e mesmo assim pai e mãe não conseguiram fazer valer sua condição de tutores mor da filha,ainda incapaz de tomar as rédeas da própria vida.
Omissão?,Desagregação familiar?,pais preocupados mais com sua própria vida do que com a gestão e administração da vida em uma família já constituída?.
É moderno o pensamento de que separar e casar novamente pode ser feito de forma a atender somente nossos anseios de satisfação pessoal, mas o que fazemos com o legado deixado para trás??, outras pessoas assumem a nossa responsabilidade, é este o pensamento?,um grande engano.
Somente nós somos responsáveis por nossos atos,por nossos filhos e pares, não a avó, o avô, tio ou seja lá que alma caridosa for.
Da autoridade policial?, que aparentemente “nada” fez quando da elaboração de boletim de ocorrência feito em um passado recente, de agressão e ameaças, que culminou com a efetivação destas.
Eu pergunto,quantas ameaças são registradas e não confirmadas nossas delegacias registram diariamente?,incontáveis…a autoridade pouco pode fazer,diante de um código penal ultrapassado e caduco,ameaçar é crime,porém jamais um processo por ameaça dissuadiria o meliante a cumprir sua promessa, crimes mais graves são atenuados e os algozes e carrascos são absolvidos em incontáveis processos de crimes horríveis,este mesmo marginal que,num acesso de racionalidade,sim, racionalidade porque o tiro que deu na própria cabeça, foi tardio, deveria ter tomado esta atitude logo que levantou da cama no fatídico dia,seria com um bom advogado absolvido pelas mortes, claro,se não tivesse optado pela saída fácil dos covardes.
Observe que são muitos os pontos de interrogação,estamos longe de ter receitas prontas de bem viver,ser pessoas melhores,cumprir compromissos assumidos e responsabilidades somente nossas, enquanto isto vamos sofrendo e fazendo sofrer,a vida segue seu ritmo e vamos aos poucos perdendo a capacidade de perceber que somente nós podemos evitar tragédias como esta.

Link direto:       http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=153221&codigo_categoria=21

2 pensamentos sobre “Sexta feira tenebrosa…chacina choca toda uma cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s