Índios do velho oeste, por Edward Curtis…vale a pena ver

Índios norte americanos retratados na sua rotina diária, sem aquele glamour que costumeiro com que Hollywood nos brinda em velhos filmes, mas que no entanto os retratados não deixam de mostrar sua beleza plástica, e seu olhar orgulhoso, cheios de confiança e garbo. Para o deleite daqueles que como eu sempre foi um aficcionado por filmes, quadrinhos, e tudo relacionado ao tema ” Velho Oeste”.

Em 1906, ao fotógrafo americano Edward S. Curtis foi oferecido 75.000 dólares para documentar índios norte-americanos. O benfeitor, JP Morgan, era receber 25 conjuntos de concluída a série de 20 volumes com 1.500 fotografias intituladas The North American Indian. Curtis começou a fotografar os indios num momento em que os americanos nativos estavam sendo forçadas a deixar suas terras e despojados de seus direitos.As fotografias de Curtis retratado uma versão romântica da cultura que funcionou ao contrário da visão popular de nativos americanos como selvagens.

Nascido em 1868 em Wisconsin, Curtis se mudou com seu pai para o território de Washington, em 1887, onde começou a trabalhar em um estúdio de fotografia na cidade fronteiriça de Seattle. Curtis começou a trabalhar em sua série em 1895 fotografando a Princesa Angeline, a filha do chefe Sealth e publicou o primeiro volume de O americano do norte da Índia em 1907. O último volume não foi publicado até 1930. Em mais de três décadas de trabalho documentando os nativos americanos, Curtis viajou de Grandes Planícies a oeste montanhosa, e da fronteira mexicana para oeste do Canadá para o Oceano Ártico, no Alasca.

Abaixo estão imagens selecionadas do dia a dia do  nativo americano  escolhido da Biblioteca do Congresso, Edward Curtis S. Colecção. Alguns foram publicados em O norte-americano indiano, mas a maioria não foram publicados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um pensamento sobre “Índios do velho oeste, por Edward Curtis…vale a pena ver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s